Pedro Lobo
Formador Som & Música
O Pedro nasce em Lisboa em 1995, mas derivado à profissão dos seus Pais, acaba por passar parte da sua infância entre diferentes cidades do nosso país, sempre com rumo a Sul, onde em 2005 se vem a fixar de forma definitiva na cidade raiana de Vila Real de Santo António.
Cresce rodeado pelas coleções de discos diversificados dos seus dois irmãos – que são 9 anos mais velhos do que ele – mas também pelas influências musicais dos seus pais.
Nessa altura a prática de skate e o fascínio pelos grafitti viriam a marcar profundamente as suas preferências musicais, destacando-se os géneros musicais Punk-Rock e Hip-Hop.
Por volta de 2011 começa também a alargar os seus horizontes para a música eletrónica na onda do Breakbeat, Drum N Bass e Dubstep – com artistas como Prodigy, Pendulum ou Skrillex.
Naturalmente criativo, e agora intrigado sobre como a música Hip-Hop é criada e produzida, é por volta desta altura que começa a incubar a ideia de poder criar os seus próprios projetos utilizando por base uma DAW, mas a falta de conhecimento sobre os conceitos, algo complexos, acabam por demovê-lo temporariamente deste objetivo.
Em 2012 ingressa na Universidade do Algarve no curso de Bioquímica, e ao fim de 3 anos, com o curso praticamente terminado, soma agora algum desapontamento e frustração relativamente às perspectivas que tinha incialmente, e é então que decide congelar a matrícula e dedicar-se à atividade profissional a fim de juntar algum dinheiro.
Trabalhou numa empresa na área da saúde durante alguns anos, passando a integrar o quadro da mesma, mas em 2020, sem perspetiva de progressão na carreira, com mais maturidade para tomar decisões acerca do seu futuro profissional e também motivado pela compra de uma DAW e um controlador MIDI dedicado, toma a decisão arriscada de abandonar a empresa na qual era efetivo, com um objetivo muito concreto – matricular-se no curso de Criação Musical, Produção e Técnicas de Som 20/22 na ETIC_Algarve em Faro.
Esta decisão viria a mudar completamente o rumo da sua vida, pois é na ETIC_Algarve que o Pedro vem a descobrir definitivamente a sua vocação como engenheiro de som e produtor musical, mas também mais tarde como formador.
Depois do curso, em 2023, o Pedro completou a sua formação com o Top Up Year em Popular Music Production na ETIC em Lisboa, em parceria com a Solent University Southampton, e ainda no mesmo ano regressa ao Algarve para integrar a equipa técnica do Auditório Municipal Maria Barroso, em Olhão, onde até à data desempenha funções como técnico de som residente.
No ano seguinte apresenta-se disponível para apoiar a equipa de formadores da escola que o ajudou a encontrar um rumo profissional – a ETIC_Algarve – onde leciona atualmente o módulo de Formação Auditiva desde 2024.
Como artista continua em simultâneo a criar os seus projetos instrumentais tendo quase sempre por base o Hip-Hop mas sem um género muito definido, os quais assina como Lobo. O mesmo alias, Lobo, é também o que usa como DJ, explorando entre outras sonoridades, o nicho musical Screwed and Chopped – preconizado por DJ Screw na década de 90 – com músicas cantadas na Língua Portuguesa e/ou creditadas em Portugal, num projeto conceptual e pioneiro a que chamou de Cassete Cinzenta, e que inclui vários volumes.
Neste tempo continuou sempre, como freelancer, a realizar captação, mistura e masterização de som para projetos de vária ordem, que foram enriquecendo a sua experiência e o seu portfólio.

